10 passos para melhorar a sua autoestima!

NÃO, não é possível ensinar alguém a melhorar sua autoestima. Mas é possível que eu te conte algumas coisas que funcionam pra mim pra que você tente repensar, desconstruir e que possa praticar em alguns momentos da vida. Como o meu blog trata principalmente sobre a dor e a delícia de ser gorda, eu tratei aqui da autoestima, porém focando mais nisso.

Mas pra quê? Te conto. A autoestima pode ser nossa melhor amiga na busca pela aceitação do corpo, e com isso, nos tornar mais confiantes para encarar obstáculos da vida. Quando a nossa autoestima não está das melhores, abre-se um mar de coisas ruins, pois ela afeta o nosso psicológico de maneira tão intensa que pode nos fazer querer desistir de tudo e de todos.

Como o nome já diz, a autoestima é a estima, o afeto, que você dá a si mesma. Então, ela precisa ser exercitada todos os dias. Não é só o corpo que precisa de exercícios, nossa mente também precisa, e MUITO! Não é da noite pro dia que você passa a se aceitar melhor e a se amar, mas com a força de seus pensamentos positivos e desconstrução de tudo que te impacta diariamente, é possível sim alcançá-la! Então aqui listei algumas coisinhas que considero muito importantes:

1. PRESTE ATENÇÃO NAS SUAS QUALIDADES
Já reparou que quando a gente olha no espelho, geralmente olhamos só para aquilo que não gostamos em nós mesmos? Da próxima vez que você parar em frente ao espelho, ao invés de dar uma apertada naquele pneuzinho que sai da calça, que tal sorrir e ver como seus olhos brilham quando você sorri? Perceba o quanto é lindo o sorriso de uma mulher.. Que tal jogar o cabelo e flertar com você mesma naquele momento? Tenta 😉

via GIPHY

2. NÃO TRACE METAS INALCANÇÁVEIS
Sei que se esforçando muito a gente consegue alcançar metas dificílimas, porém, pra quê? Digamos que sua meta seja emagrecer 10kg. É muito difícil perder uma quantidade grande de peso, então se pergunte: Pra quê? Porque eu quero me sentir melhor ou porque quero agradar alguém? Porque eu estou com problema de saúde ou porque eu preciso ter o corpo da capa da revista? Trace metas que saiba que pode alcançar e que realmente queira alcançar!

3. NÃO SE COMPARE
Os seres humanos são diferentes uns dos outros, e é aí que está o grande “tchan” da vida. Não queira ser alguém que você não é. Isso é frustrante! Seja sempre você mesma independente do que vão falar. Não use um sapato que não te agrada só porque disseram que aquele fica melhor em você. Se não tem o seu estilo e não te deixa confortável, simplesmente não use. Não use a roupa da moça da novela só porque está na moda sendo que você se olha no espelho e não gosta! Não se compare a ninguém, você é unica! Parece simples, né gente? Mas pense quantas vezes vocês já fizeram isso? Eu mesma consigo pensar aqui em várias situações que já me aconteceram..Mas isso é assunto pra outro post! haha.

4. IGNORE OS IGNORANTES
Haha, esse título tá estranho, mas é exatamente isso que eu quis dizer. Sabe, eu amo praia, e um dos grandes problemas que eu tinha antes de me aceitar e passar a me amar, era ir à praia. Eu não conseguia enfrentar os olhares maldosos e risadinhas das pessoas me olhando quando eu saía do mar. Então, eu procurava ficar mais sentada na cadeira só olhando do que entrando no mar mesmo. Olha que bobagem!! Quanto tempo da minha vida eu perdi deixando de entrar no mar só porque eu não conseguia enfrentar essa situação criada por pessoas que eu nem conheço e que eu nem lembro mais hoje. Depois de quando comecei a me aceitar, quando eu ia à praia, não olhava para as pessoas, só focava no mar, no vento que tava batendo no meu rosto e na alegria daquele momento que eu tanto amo. Ignorar essas pessoas é essencial pra sua felicidade. Ninguém tem o direito de julgar e nem de rir de alguém que não conhece. Você não deve nada a ninguém e te digo que o sentimento de ir à praia e não olhar pra ninguém, é libertador! Depois você se acostuma e consegue olhar para as pessoas de novo, mas aquilo não te afeta mais como antes, o prazer de estar ali é muito maior!

via GIPHY

5. NÃO É SEMPRE COM VOCÊ!
A pessoa com baixa autoestima, tende a achar que todos os problemas do mundo são por culpa dela! Mas gente, o mundo tá girando e mil coisas estão acontecendo! A pessoa que está rindo ao seu lado, pode não estar rindo de você, e sim de uma piada que lembrou. As duas pessoas que estão conversando e olhando pra você, podem não estar falando sobre o quão gorda você é, e sim como você é linda ou que seu look é super legal. Não se boicote! Ame-se em primeiro lugar e acredite em você mesma!

6. FAÇA UMA AUTOAVALIAÇÃO DA SUA VIDA
No trabalho, quando temos alguma situação de problema, nós não tentamos averiguar a causa do problema, analisar e buscar um solução eficaz? Então, na sua vida é a mesma coisa! Analise o que está bom para que possa manter assim e identifique o que pode ser melhorado. Traçar objetivos é uma maneira de começar a melhorar sua autoestima! Melhorando sua autoestima, os problemas começam a não ser tão grandes assim e consequentemente, mais fáceis de se resolver!

7. CERQUE-SE DE PESSOAS POSITIVAS
Isso não significa que você precisa cortar relações com aquela pessoa que só te traz problemas, mas se você sabe que ela é assim, procure evitar para não absorver energias ruins, pois afinal, você também está com problemas. Pessoas positivas sempre terão uma palavra de conforto, uma maneira de te fazer sorrir, uma atitude surpreendente e, com certeza, essa pessoa é aquela que te ama e te quer bem DE VERDADE!

8. SEJA BOM COM OS OUTROS, TRATE BEM
Parece óbvio, mas não é. Eu sou assim: se eu, mesmo que sem querer, dou uma patada em alguém que não merecia, eu fico mal o resto do dia. Por exemplo..Se tem uma coisa que me irrita profundamente é vendedora falsa! haha..aí fui comprar um sapato e a menina me chamou primeiro de “princesa” e depois de “meu anjo”. Me irritei tanto que não conseguia mais ser simpática com ela, fechei a cara..haha. Tipo, não precisa chegar nesse nível pra me vender o sapato, eu já ia comprar mesmo. Acabou que comprei na loja da esquina, da mesma marca. Mas depois pensei: coitada, ela estava sendo educada, pior se estivesse me tratando mal. E isso me deixa mal..saber que não fui uma pessoa tão boa quanto poderia por conta de uma coisa boba. Então, pode ter certeza de que tratar bem o próximo (mesmo que a recíproca nem sempre seja verdadeira), vai fazer mais bem pra você do que pra ele!

9. FAÇA UMA ATIVIDADE QUE TE DÊ PRAZER
Seja lá o que for, reserve ao menos 1 dia da semana pra fazer uma coisa que você goste muito. Dançar, sair com os amigos, ir ao salão de beleza, praticar um esporte, ouvir música, ler, etc. Ninguém vive só de trabalho (mesmo que goste dele), é preciso mudar de ares, desestressar, curtir a vida, rir.

via GIPHY

10. VEJA FELICIDADE NAS COISAS SIMPLES
Às vezes a gente acha que é mal sucedido porque não conseguiu tal cargo na empresa, ou porque não tirou uma boa nota na faculdade, ou porque não tem uma casa própria. Sabe, esses dias eu me propus um desafio e após realizá-lo, repensei muita coisa, vou contar. Todos os dias eu levo 50 minutos de ônibus do trajeto de casa até o trabalho. Nesses 50 minutos eu vou daqui até lá de olho no celular, atualizando redes sociais, mandando mensagem, etc. Então me propus um desafio MEGA simples. Não tocar no celular nesses 50 minutos de viagem. E não é que foi incrível? tenho até vergonha de dizer isso, mas realmente foi! Uma pequena casinha vermelha no alto de um terreno verde, que eu nunca tinha reparado, a beleza da Igreja do Cabral que naquele dia ensolarado ostentava como um monumento, o vento que vinha da janela batendo no meu rosto, observar alegria de uma criança que nunca andou de ônibus, etc..Enquanto o celular vibrava loucamente, eu estava em um estado de emoção inacreditável apenas por me sentir viva e por perceber que sou uma formiguinha nesse mundo. Me fez tão bem!

Quando com simples atitudes, sua autoestima melhorar, você vai sentir uma liberdade tão grande e vai ver que você também tem o direito de ser feliz! Após isso, tudo conspira a seu favor, você passa a ser confiante, a encarar os desafios com muito mais vontade e correr atrás dos objetivos que antes pareciam inalcançáveis! Mas não esqueça que é um exercício diário!

Eu também tenho sim os meus dias de autoestima baixa, porque ninguém está livre disso. Mas sigo assim, buscando a melhoria contínua, o melhor de mim!

Espero que tenham gostado e que eu possa ter ajudado vocês pelo menos um pouquinho!

Beijo da Lady

2 Replies to “10 passos para melhorar a sua autoestima!

  1. Espetacular esse post! Cada dia que passa sinto mais orgulho de você, filha. Gostaria muito que muitas pessoas com auto estima baixa lessem isso. Tenho certeza que se sentiriam muito melhor ou pelo menos fariam uma boa reflexão depois de ler tudo isso. Você é uma pessoa muito especial Carol! Te amo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *