Como ser uma modelo plus size: Entrevista com Isabelle Campestrini

Você tem o sonho de ser modelo plus size de sucesso, mas não sabe nem por onde começar? Ou talvez não tenha certeza se quer mesmo isso e gostaria de entender melhor como funciona esse mundo? Então esse post é pra você!

Trago hoje uma convidada MEGA especial pra tirar todas as nossas dúvidas sobre como ser uma modelo plus size, que é a linda Isabelle Campestrini! Isabelle, além de atuar como advogada, foi Miss Paraná Plus Size em 2014 e é nossa eterna Miss BRASIL Plus Size! Ela está sempre presente nos principais eventos do setor de moda plus size nos mostrando toda sua beleza e profissionalismo nas passarelas. Eu a considero uma das mais bonitas e talentosas modelos plus size do país, por isso quis trazê-la para contar um pouquinho desse mundo pra vocês!

Muitas meninas me pedem todos os dias dicas sobre esse assunto, mas como não sou modelo sempre indico ir à uma agência de modelos para ver como funciona. Agora tenho todas as informações aqui pra vocês, meninas! Bora conferir a entrevista então? Segue abaixo!

Isabelle com a faixa de Miss Paraná Plus Size 2014
Isabelle com a faixa de Miss Paraná Plus Size 2014

LADY FOFA: Como você decidiu ser modelo e quais foram as dificuldades iniciais?
ISABELLE: Eu descobri que existia o mundo das modelos plus size em meados de 2011 ao assistir matérias sobre a top Flúvia Lacerda e me recordo que na época fiquei encantada com o trabalho dela e passei a acompanhar. Sempre gostei muito de fotografar e tinha aquele sonho de menina de ser modelo, mas não sabia por onde começar. Cheguei a fazer entrevistas em algumas agencias e ate então nada tinha dado certo. Em 2013 recebi um convite para fazer um book e a partir disso comecei a enviar minhas fotos para algumas marcas, mas foi somente depois de participar do Miss Paraná Plus Size da Impacto Produções em novembro de 2013 que as coisas começaram a acontecer e carreira alavancou.
As dificuldades são inúmeras, como em qualquer carreira. Infelizmente no mundo das plus, assim como no das modelos tradicionais, existe gente honesta e desonesta, e cabe à nós mesmas sempre pesquisar o máximo de referências possíveis antes de participar de um concurso, contratar algum serviço de agência ou book de fotos. Outro ponto é a falta de profissionalismo e especialização de muitos dos envolvidos nesse mundo plus, inclusive das próprias modelos, que acabam baixando muito seus caches e desvalorizando o mercado como um todo.

Isabelle nas passarelas
Isabelle nas passarelas do Fashion Weekend Plus Size

LADY FOFA: Mesmo sendo linda e muito profissional, você já teve que ouvir “não”? Como lidar com isso?
ISABELLE: Ah com certeza Carol! No inicio eu mandei muito material e não obtive respostas. E mesmo depois, quando os convites surgiam pela iniciativa de agencias e das próprias marcas eu escutei muito que por ser de Curitiba e não estar em São Paulo dificultava, pois aumentava os custos. O próprio cache também acaba sendo um fator de retorno negativo em alguns casos, pois parte das marcas opta por modelos que trabalham com caches muito baixos. De qualquer forma o não faz parte de todas as áreas na nossa vida e lidar com isso faz parte! São ótimas oportunidades para reavaliarmos as nossas escolhas e metas!

LADY FOFA: Quais são os passos para se tornar uma modelo plus size?
ISABELLE: Em primeiro lugar penso que é necessário uma autoavaliação: eu realmente tenho o perfil para ser modelo? Ou estou fazendo isso para me autoafirmar de alguma forma? O que eu percebo que tem acontecido no meio plus size, é que as meninas/mulheres acabam fazendo uma avaliação equivocada ao achar que para ser modelo plus size basta ser gordinha, quando na verdade ser modelo é uma profissão como qualquer outra e exige qualificações. E após essa fase de autoavaliação, penso que o caminho é buscar agencias de modelos para se profissionalizar, fazer um bom material fotográfico e obter o apoio necessário, mas claro, tomando todas as cautelas de pesquisar o máximo de referências possíveis sobre o trabalho que desenvolvem.

Isabelle em um trabalho para a marca Fashion 4 Me.
Isabelle em um trabalho para a marca Fashion 4 Me.

LADY FOFA: São consideradas modelos plus size as mulheres com manequim a partir do 44, mas você acha que existe um tipo de corpo ideal para ser modelo plus size?
ISABELLE: Acredito que hoje em dia o perfil das modelos está bastante diversificado e isso depende muito do que as marcas estão procurando, de acordo com o seu posicionamento de mercado e público que pretendem atingir. Algumas optam por manequins 46/48, outras marcas têm optado pelos manequins acima do 50. Atualmente vejo colegas de todos os biotipos fazendo muitos trabalhos: altas, baixas, morenas, negras, loiras, ruivas, cabelos curtos ou longos, com mais ou menos barriga, mais ou menos quadril, etc.

LADY FOFA: No universo plus size, existe alguma modelo brasileira ou estrangeira na qual você se inspira? Qual?
ISABELLE: Fluvia Lacerda! Eu gosto do trabalho dela: as poses, os looks, a atitude!
(CLIQUE AQUI para conhecer a Fluvia e entender melhor do que a Isa está falando!)

Isabelle com a faixa e Miss Brasil Plus Size 2014
Isabelle com a faixa e Miss Brasil Plus Size 2014

LADY FOFA: Que mensagem de inspiração você deixa para as futuras modelos plus size?
ISABELLE: Meninas, não deixem que seus sonhos só fiquem na imaginação! Mas também não se esqueçam que autoconhecimento e determinação devem ser primordiais nessa caminhada! Devemos conhecer bem os nossos pontos fortes para valorizá-los e nossos pontos fracos para termos consciência sobre as nossas fragilidades e contorná-las se possível, sem se deixar abalar por frustrações e dificuldades no caminho!

Isabelle para um catálogo de moda plus size
Isabelle lindíssima em foto de acervo pessoal

E aí meninas, gostaram da entrevista? Deu pra clarear as ideias e entender melhor como funciona esse mundo? Para conhecer mais sobre a Isabelle Campestrini e saber mais sobre o trabalho dela, CLIQUE AQUI. Se você ficou ainda com alguma dúvida sobre o assunto, me mande via e-mail no contato@ladyfofa.com.br ou inbox na Fanpage CLICANDO AQUI, que assim que eu conseguir a resposta te envio de volta!

Complemento o que a Isa falou sobre autoafirmação. Não tenha o desejo de ser modelo plus size só para mostrar ao mundo que você pode. Como a Isa falou, ser modelo é um trabalho como qualquer outro que exige tempo, dedicação e estudo, não basta querer subir na passarela. Você não precisa disso pra mostrar ao mundo que você pode ser bonita sendo gorda! Esse poder já está em suas mãos, pois você é linda como você é! O que te diferencia dos outros também é o que te torna mais especial! Então, seja modelo porque é o seu sonho, porque você admira demais essa profissão e porque vai se dedicar muito pra chegar lá! Aí sim você terá sucesso!

Obrigada Isabelle por aceitar participar da entrevista e por nos dar essas dicas preciosas, pois nada melhor do que quem já vivenciou essas experiências pra nos contar tudo isso!

Isabelle no editorial para o Fashion Weekend Plus Size Verão 2017
Isabelle no editorial para o Fashion Weekend Plus Size Verão 2017

6 Replies to “Como ser uma modelo plus size: Entrevista com Isabelle Campestrini

  1. Parabéns Lady Fofa e Isabelle Campestrini. A entrevista ficou incrível e precisamos muito deste tipo de matéria bem feita no nosso mundo Plus Size.

  2. Adorei a entrevista e pude ver que estou no caminho certo. Hoje aos 43 anos de idade eu resolvi ser modwlo plus size, fui convidada por uma agência da minha cidade e aceitei. Ja fiz meu book e estou fazendo curso de modelo. Estou amando!!!

  3. Que linda que ela é. Adorei a entrevista e saber mais sobre a carreira de modelo plus size. Quem vê pensa que basta ser gorda para ser modelo plus, mas não é assim, né Carol. Tem tantas dificuldades quanto. Muito sucesso para a Isabelle. Bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *