Câncer de Mama – Vamos falar sobre isso?

Bom dia meninas!

Hoje venho falar sobre um assunto sério, o Câncer de Mama. Estamos em outubro e nesse mês, como vocês sabem, todo ano é feita uma campanha de conscientização da prevenção do câncer de mama chamada Outubro Rosa.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.

Para o Brasil, em 2016, são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama. Tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

outubro-rosa-2015

Minha avó materna teve câncer de mama e não morreu disso porque descobriu cedo. Ela fazia exames regularmente, inclusive o autoexame, e foi ali que ela descobriu, pois encontrou um caroço diferente e procurou um médico. O tumor que ela teve ainda estava tão no início que ela precisou fazer somente a cirurgia e radioterapia, não precisou passar pelo processo de quimioterapia, que é o mais invasivo. Como temos esse caso da minha avó, as mulheres da minha família fazem os exames regularmente e todas ficamos apreensivas quando vai sair o resultado da outra. Mas não precisa ficar paranoica, pois a minha médica me informou que somente 10% dos casos de câncer de mama são ocasionados por fator genéticos e que é preciso ficar atento se esse familiar teve a doença quando era muito jovem ou se a doença já atingiu muitas pessoas de uma mesma família. Nesses últimos casos, a atenção deve ser redobrada e os exames devem ser feitos de 6 em 6 meses.

Fonte: http://www.inca.gov.br/outubro-rosa/
Fonte: http://www.inca.gov.br/outubro-rosa/

Sabemos que infelizmente o câncer ainda não tem cura e que não há uma maneira eficaz de prevenir. Existem medidas que podem tornar menor a sua chance de ter a doença, mas não há uma vacina, um antídoto! Então, acredito que o melhor tratamento é a PREVENÇÃO! Previna-se frequentando seu ginecologista e fazendo seus exames ao menos 1x por ano. Previna-se fazendo o autoexame das mamas, se apalpando mesmo e vendo se nota algo diferente. A qualquer sinal estranho, procure o médico! Na maioria das vezes não é nada grave, mas se for, você estará em tempo de se curar e ter uma vida normal após isso! Abaixo, uma imagem dos sinais que o câncer por dar no seu corpo. A qualquer um desses sinais, procure um médico:

12-sintomas-do-cancer-de-mama-1-1-640-427

Se você ama a mulher que está ao seu lado, sua mãe, sua irmã, sua amiga, sua prima, alerte-a para fazer seus exames! Fazendo os exames regularmente, a chance de cura é muito maior, pois se um dia encontrar algo, terá sido no início! Com isso, você pode salvar uma vida! 

Por fim eu te digo que, se um dia você for acometida por essa maldita doença, não desista! Não desista de viver, não desista de encontrar a sua cura! Seu caso pode ser mais um na estatística daquelas que sobrevivem!

Fonte dos dados: (http://www.inca.gov.br/outubro-rosa/)

One Reply to “Câncer de Mama – Vamos falar sobre isso?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *