Dicas para comprar online e não se arrepender!

Oi minha genteee!

Bom gente, para escrever esse post fui motivada por um comentário absurdo que li em um dos grupos de compras que participo. Aconteceu que uma moça que fez a compra no tal site e postou as compras dela dizendo que tudo era um lixo, que não servia nem para pano de chão, que nunca mais vai comprar nesse site, que ela se arrependeu, etc etc etc.

Então, é claro que isso pode acontecer sim, mas existem algumas dicas que vou contar pra vocês agora para que isso não aconteça (ou que aconteça com beeem menos frequência). Me considero uma compradora 70% virtual, então tenho experiência pra contar pra vocês, vamos lá!

1 – Escolher um site confiável: Mas como saber se é confiável? Bom, eu considero um site como confiável quando algum conhecido já fez uma compra e deu um retorno positivo ou quando alguma blogueira de renome indicou. Tá, mas e se eu não tiver nenhuma dessas duas referências? Busque no Google! digite o nome da loja e veja o que aparece sobre ela. Se puxar algum link do site “Reclame Aqui”, que é um site de reclamações (muito bom por sinal), clique e veja que tipo de reclamações aparecem por lá, pois às vezes tem gente muito chata também que reclama por qualquer coisa! Por exemplo, prazo. A empresa deu um prazo de 10 dias, mas quando dá 8 e a pessoa não recebeu já sai reclamando. Então é sempre bom ler a reclamação e a resposta da loja para ela. Aí será um critério seu fazer a compra ou não. Quando tenho um retorno negativo, só arrisco na compra se gostei muito do produto. Sim, eu já fiz isso e me dei mal, mas também já me dei bem!

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2 – Analisar a descrição do produto: O segundo passo é ler e reler a descrição do produto e buscar respostas para as perguntas que você está mentalmente fazendo. No caso de roupas, observe bem qual é o tecido, a modelagem e os detalhes. Se na descrição diz que o tecido é viscose, não espere receber um crepe! Analise também a relação preço/descrição. Se está muito barato e diz que tem detalhes em Cristais Svarowski por exemplo, desconfie. Ligue e tire todas as suas dúvidas antes de efetuar a compra. Muitas lojas já trabalham com o chat online, que geralmente fica localizado no canto direito inferior da página e funciona como se fosse uma vendedora ali à sua disposição para tirar dúvidas. Uso muito isso e funciona bem.

3 – Conferir a política de troca do site: A lei do comércio eletrônico diz que o cliente tem o direito de se arrepender da compra e devolver o produto sem motivo algum em até 3 dias após o recebimento, devendo ser ressarcido no valor total da compra. A lei também diz que a troca é obrigatória se o cliente reclamá-la em até 7 dias após o recebimento e nesse caso a loja pode reembolsar o cliente com um vale troca, sendo neste caso o reembolso em moeda não obrigatório. O frete dessa primeira troca é de responsabilidade da loja. Porém, ainda assim é bom verificar esses termos no site aonde está comprando e confirmar as informações.

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4 – Tabela de medidas: Não é porque você usa tamanho 50 que deve sempre comprar o 50 e caso não sirva, já sair reclamando. Infelizmente, no Brasil ainda não temos medidas padrão para roupas, o que dificulta muito na hora da compra. Então, procure no site a tabela de medidas, meça as suas e compare. Dificilmente as medidas vão bater exatamente com as suas, então opte pelo tamanho maior, pois aí existe a possibilidade de ajustar. Pra mim funciona muito bem!

Exemplo de tabela de medidas
Exemplo de tabela de medidas

5 – Analise as fotos do produto: É claro que na maioria das lojas as fotos sofrem muita edição, o que distorce um pouco o produto da realidade. Mas procure analisar bem, e se tiver, dê um zoom para poder ver melhor os detalhes.

6- Observar o prazo de envio/entrega: Não confunda prazo de envio com prazo de entrega! Quando na descrição é citado o prazo de envio de 3 dias por exemplo, significa que a loja tem 3 dias para confirmar seu pagamento, preparar o seu pedido e enviar. Então esse prazo é geralmente somado ao prazo de transporte. Se estiver informado o prazo de entrega, aí sim é o prazo em que a encomenda chegará definitivamente em seu endereço. Certifique-se também se são dias úteis ou corridos, pois faz a maior diferença! Se passar do prazo estabelecido e você não receber o produto ainda, entre em contato com a loja calmamente (pois às vezes o problema é dos Correios e não deles, apesar da responsabilidade ser deles) e solicite uma posição. A loja tem obrigação de te passar uma posição concreta da localização da encomenda e no caso do extravio a responsabilidade é deles, pois na maioria dos casos o transporte já inclui seguro.

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7 – Preço: Depois de analisar tudo isso e decidir pela compra, vá para a etapa de pagamento. Minha dica nesse ponto é que observe bem as condições, principalmente quanto ao pagamento parcelado. Muitas vezes incluem juros e você nem percebe. Então faça aquela continha básica da soma das parcelas para ver se não está sendo enganado, a não ser que realmente opte por pagar juros.

8 – Confirme a compra: O que eu faço: Assim que eu clico em “Confirmar compra”, fico esperando o e-mail entrar na caixa dizendo que minha compra foi confirmada, antes de fechar a página. Por quê? Porque você pode muito bem pagar, fechar a página e não receber nada da empresa! Ou seja, você não teria como confirmar que fez o pagamento. Ou até teria verificando o extrato do cartão, mas já ia demandar bem mais empenho.

9 – E se mesmo seguindo essas dicas, tudo deu errado? Olha gente, como contei lá no início do post, sobre a moça que reclamou de maneira bem agressiva sobre as compras dela, isso pode acontecer. Mas eu acho que, por exemplo, ela não deve ter analisado o tecido constante na descrição do produto, pois se assustou de uma maneira inacreditável com os tecidos e disse que não servia nem pra pano de chão :/
Você também ainda tem a opção da troca, e caso tenha problemas com isso, aconselho fazer uma reclamação no Reclame Aqui, pois geralmente eles ligam rapidinho querendo resolver o seu problema!
Mas seguindo essas minhas dicas você tem uma chance mínima de que isso aconteça, então vai com fé e boas compras!

Dicas das lojas aonde mais compro:

Chica Bolacha
Dafiti
Passarela
Posthaus
M.A.C
Zattini
Walmart
Beleza na Web

4 Replies to “Dicas para comprar online e não se arrepender!

  1. Cá, eu amo a Posthaus! Já fiz várias comprinhas e nunca me arrependi. Amei as dicas e claro que aproveitarei as outras. Beijão! Sucesso!

  2. Sabe que eu até hoje tenho receio de comprar roupa, sapato e acessórios pela internet? Acho que é porque tive algumas experiências ruins… e também porque às vezes acho algo lindo na foto, mas não gosto tanto quando experimento. Vou seguir suas dicas para tentar perder o trauma! rs! Bjs

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